quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lendas e Pulhas Virtuais: Muito Estranho! [Conspirações Contra o Carro Elétrico]


Circula pela Internet uma mensagem segundo a qual os carros elétricos seriam destruídos e os respectivos projetos seriam descontinuados, tudo isso por força de uma suposta conspiração que defenderia os interesses de "lobbies" de empresas petrolíferas!... (Vejam AQUI o inteiro teor dessa mensagem)

De fato, as discussões sobre projetos de carros elétricos sempre ensejaram certa polêmica. No entanto, no caso específico dessa mensagem, é mera pulha especulativa que tem por objetivo estimular o repasse indiscriminado, com a finalidade de capturar endereços de e-mails de terceiros, que serão vendidos aos malditos spammers. Portanto, assim como todas as demais mensagens caracterizadas por este apelo sensacionalista, esta também não passam de hoax (pulha ou embuste virtual). 

O filme "Who Killed the Electric Car?", de Chris Paine e Jessie Deeter, é um dos fatores que alimentou o imaginário e a fantasia popular sobre supostas conspirações contra os projetos de veículos elétricos. Mas, na verdade, a descontinuidade dos mesmos tiveram razões mais concretas e objetivas, conforem veremos a seguir.

1) O projeto do carro elétrico EV1, da General Motors, por exemplo, foi cancelado por três motivos  (assim como devem ter sido os outros similares):
a)    Custo de Produção, que inviabilizava a comercialização. Os protótipos foram construídos com (altos) subsídio do governo americano.
b)    Inviabilidade tecnológica futura: Estudos de prospecção de cenários futuros revelaram que uma eventual substituição da frota americana por carros elétricos traria um aumento fabuloso na demanda de energia elétrica, provocando enormes altas do preço desse bem e, assim, prejudicando a população, que é altamente dependente desse recurso, podendo chegar a um colapso na produção. A longo prazo esse aumento demanda de energia elétrica acarretaria danos ambientais imprevisíveis, uma vez que nos EEUU a maioria da Eneregia Elétrica é produzida pela queima de óleo combustível ou carvão mineral. Na caso do Brasil, imagine o quiprocó que seria construir outras tantas novas usinas "Belo Monte" para atender a demanda da frota automotiva!...
c)     Inviabilidade Operacional: Um carro elétrico (sobretudo os atuais, mais modernos que o EV1), têm uma autonomia de 80 ou 10okm e leva cerca de dez horas para ser abastecido na tomada elétrica. Naquela época só rodavam 50 km e gastavam cerca de 20 horas para serem abastecidos.

Portanto, como sempre recomendo, não passem adiante este tipo de mensgem.




Para saber mais sobre os hoaxes ou pulhas virtuais, clique nos links abaixo:

1) Matéria Geral sobre Hoax (de Márcio Almeida)

2) Blog da Jornalista Valéria Amoris

3) Alertas e Orientação do Site Quatro Cantos.

Nenhum comentário: