sábado, 4 de junho de 2016

Mitos e micos da nutrologia: Caloria não tem relação com gordura corporal

O que é caloria?

É uma unidade de medida de energia. Em nutrologia geralmente se refere a Quilocaloria (Kcal), que é a energia capaz de elevar a temperatura de um quilo de água em 1º C (grau Celsius).

Como é que se mede a caloria?

Usa-se um aparelho chamado Calorímetro, que é constituído de uma câmara de combustão envolta por um vaso que contém uma quantidade conhecida de água. O material (ou alimento) é colocado dentro do Calorímetro, onde será totalmente incinerado (queimado). O resultado calculado é a proporção entre a energia gasta na queima e o aumento da temperatura da água, em relação à quantidade de material queimado.

Caloria engorda?

Resposta: Não!
Veja, por exemplo, o teor calórico médio para cada 100 g de alguns materiais:
- Alimentos com predominância de carboidratos: 500 Kcal. 
- Gorduras e óleos: 1.000 Kcal.
- Carvão: 2.000 Kcal
- Gasolina: 4.000 Kcal. 
Porém, ao contrário do que pregam os mitos da nutrologia, a quantidade de caloria não tem relação com a quantidade que o alimente engorda. Note que os produto com maior teor calórico (carvão, gasolina e inclusive as gorduras), não engordam.
Portanto, as dietas pre fabricadas e listas dizendo coma isso, não coma aquilo, isso engorda, isso não engorda, não funcionam. São meros clichês que, no fim das contas, só servem para induzir o paciente a consumir os produtos de interesse da indústria.

Nenhum comentário: