Em uma entrevista há alguns anos, John Lennon contou que num dos últimos shows dos Beatles no Japão, ele se confundiu com o script e começou a tocar uma música. Alguns instantes depois, foi alertado por Paul McCartney, avisando que naquele momento a banda estava tocando outra música.
É que, com o ruído do público, nem eles ouviam o próprio som! E olha que nesse show havia um público de apenas 10 mil pessoas - relativamente pouco para os dias atuais.
Como naquele tempo não havia tecnologia nem equipamentos para amplificar, temporizar, equalizar e distribuir o som de forma sincronizada por toda a extensão da massa de público, tal como é feito nos grandes shows atuais; e como não existia a técnica do "retorno" (que garante o som nítido dos playbacks nos ouvidos do artista), o ruido ensurdecedor da plateia abafava tudo, a ponto de ninguém ouvir mais nada, nem mesmo no palco.
Eu li uma teoria, segundo a qual esse problema teria sido uma das principais causas da implosão do sucesso da banda. Chegou-se a um ponto em que o público não ouvia nada do show e voltava frustrado e estressado com o tumulto e as confusões decorrentes da falta de infraestrutura para aquela quantidade inusitada de pessoas.
Em outras palavras, a banda foi engolida pelo próprio sucesso e pela falta de tecnologia que sustentasse esse sucesso.
As imagens do vídeo abaixo confirmam isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário