quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lendas e Pulhas Virtuais: PURA: O Mar [Segredos do Mar]

Nessa mensagem, que circula há alguns anos pela Internet, o autor lança mão de um tema bastante atrativo e atual: a defesa do meio ambiente. Usando o nome de um suposto Instituto PURA, chegam ao requinte de criar logotipos, no qual se estampa a pomposa frase "Preservação e Utilização Racional da Água" Clique AQUI e veja a íntegra da mensagem.


No entanto, tudo isto não passa de um engodo cujo propósito é estimular o repasse indiscriminado da mensagem, com a finalidade de capturar endereços de e-maisl que, em seguida, após resgatados, são vendidos aos malditos spammers, conforme veremos a seguir:

Além do típico estilo dramático e o apelo para que repassem a todos os seus amigos, que já seriam suficientes para demonstrar que se trata de uma pulha virtual, este texto ainda é caracterizado por erros gramaticais toscos e um nítido desconhecimento de regras e técnicas elementares de redação.
Vejam:

Cmo se não bastasse, esse tal Instituto Pura não existe! No endereço informado (Rua Miguel Tostes, 804, Porto Alegre) funciona a Construtora Mutare - Engenharia Ltda (Clique e veja) e o citado Dr. James Ludwig jamais fez a pesquisa eu o texto menciona.

Portanto, sem qualquer dúvida, esse texto é uma pulha virtual, um hoax, cujo propósito é essencialmente iludir e aliciar pessoas vulneráveis, desinformadas e ingênuas, para que estas propaguem a mensagens indiscriminadamente e, assim, capaturarem endereços de e-mails de terceiros.

Leia mais sobre hoaxes clicando AQUI.

Nenhum comentário: