quarta-feira, 19 de setembro de 2012

(Falso Boato): Você sabe quando deve ligar o ar condicionado do seu carro?

Mais um falso boato sensacionalista se espalha pela Internet, pela ação de internautas incautos e pouco críticos que repassam indiscriminadamente às suas listas de email e amigos de sites de relacionamento e, assim, contribuindo involuntariamente para que piratas e hackers clonem os nossos e-mails e invadam nossas páginas pessoais nos sites de relacionamento.

Neste caso o falsário, autor da matéria, alega que o ar condicionado de veículos não pode ser acionado enquanto o veículo encontrar-se em alta velocidade! Porém, vejam a seguir como isso é despropositado e sem qualquer fundamento técnico.

Da mesma forma que em todos os hoaxes (termo em Inglês para "embustes" ou "pulhas" eletrônicos), o autor cita personagens abstratos e não identificados ("uma empresa especialista", "um gerente", etc...), além de revelar várias outras características típicas e mostrar que não tem muita noção do assunto – aparentemente não entende como funciona um sistema de ar condicionado, tampouco o motor de um veículo, supondo que ambos (motor do veículo e sistema de ar condicionado) são interdependentes, construídos na base do improviso e sem conhecimentos tecnológicos e de engenharia, o que é simplesmente absurdo.

Além disso, qualquer leigo que esteja um pouco mais atento durante a leitura perceberá que a mensagem não faz muito sentido. Pois vejamos alguns pontos:

1)    Se por acaso o sistema de ar condicionado provocasse tamanho efeito sobre o motor do carro, este efeito seria sentido justamente ao contrário do que supõe o autor da mensagem, ou seja, quanto maior a rotação do motor (velocidade mais alta), menor seria o efeito provocado pelo "start" do ar condicionado, uma vez que o "momento de rotação" (ou torque) do motor é maior quanto maior a rotação (energia cinética). Isso é obvio: quanto maior a rotação, mais difícil será impor restrições (ou parar) um motor.

2)    Nos veículos de transmissão automática, que são a esmagadora maioria dentre os que vêm com ar condicionado de fábrica, seria impossível adotar essa recomendação, uma vez que o motorista não tem acesso à embreagem. Nem por isso pode-se dizer que esses sistemas de ar condicionado não tenham sido projetados para funcionar bem. Pelo contrário, funcionam muito bem! Sobretudo porque esses sistemas dispõem de uma espécie de embreagem (compressor variável) que evita sobrecargas momentâneas no momento o "start" do ar condicionado;

3)    O autor ainda se esqueceu de que os sistemas de ar condicionado mais modernos (digitais) ligam e desligam os compressores automaticamente, comandados tão somente pelos termostatos. Então, note-se que o imaginário do autor da falácia é retrógrado e desprovido de conhecimentos básicos; 

4)    Os conhecimentos de redação e de regras de linguagem dessa mensagem são sofríveis. Mesmo que esse autor incógnito fosse um mecânico, ao se atrever a redigir algo sobre esse assunto, deveria ter melhor conhecimento.

Comprovando o que se deduz acima, recebemos a informação do meu colega Engenheiro Mecânico, especialista no assunto, Antônio Maria de Souza, que esclarece:

"Na minha atividade, visito os clientes DENSO e DELPHI, que são  grupos Japonês que fabricam 95% de todos os sistemas de Ar Condicionado veicular que são montados no Brasil.

O sistema de Ar condicionado veicular é o componente do veiculo que teve os maiores avanços tecnológico nos últimos 10 anos, o que permitiu a sua instalação em carros de 1000 cc e os Japoneses estão na vanguarda nesta tecnologia.

O sistema , e  dotado de válvulas de segurança, e bobinas que alimentam uma central eletrônica no carro, iniciando o funcionamento da mesma forma com o carro em ponto morto ou em regime de alto giro."



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Vejam abaixo o inteiro teor da Falsa Mensagem:

DESTAQUE-SE: ISTO É FALSO


"Bom pessoal, estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.
Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta:
- Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?

Respondi: - Não, não sei nada sobre isso...

Tendo questionado isso, ele ainda complementa:
- você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar oar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.

Eu, surpreso, o interrogo:
- mas por que?!?!?!

Responde ele:
- veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.

Bom, nesse momento fiquei estasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também com a minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar, exatamente igual ao que é usado  no meu carro, e me mostrou com precisão o que ocorre quando a gente aciona o ar condicionado.

Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você ligar o ar condicionado com alto giro no motor, o sistema todo será submetido a uma arrancada violenta, o que pode causar o dano ao sistema.

Imagine o compressor parado, e o motor funcionando a 3.000 rpm, e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um instante, e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.

Questionei, então:
- que devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável, paro o carro e ligo o ar?

Ele recomendou que, se estiver em uma auto estrada ou em qualquer condição, onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado deve-se colocar o carro em "ponto morto", para o giro cair e, aí sim, iniciar o ar condicionado.
Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.

Interessante não? Vivendo e aprendendo.

Espero que a informação te seja útil!"

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TAGS:  hoax hoaxes falso falsos boato boatos pulha pulhas embuste

3 comentários:

JOSENI disse...

Olá, Obrigado por sua visita e o comentário.
Resolvi editar a matéria colocando as suas informações.
Deus te proteja sempre.

Anônimo disse...

Obrigado pela matéria, eu tinha vários colegas parando o carro no acostamento das estradas para ligar o ar condicionado.

Sérgio Renck disse...

Putz, parar o carro no acostamento p/ ligar o ar, aí tbm é dose né? Pelo sim e pelo não, digam o que digam, eu em viagem ainda prefiro ligar o ar, desacelerando um pouco o motor, o meu mecânico aqui diz que de fato não há maiores problemas mas, é preferível e depois de 20 anos sem me decepcionar com ele, é justo que aceite a sugestão, assim como ligar o ar ao menos 1 vez por semana p/ manter o sistema lubrificado. Saudações.