sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ser vegano

O primeiro a inventar esse negocio de se tornar vegetariano foi um cara chamado Donald Watson, em 1944.

Paradoxalmente, embora esse sujeito nunca tivesse gozado de boa saúde - sempre foi muito fraco e pálido conforme seus contemporâneos observavam - dizia-se que ele apreciava (às escondidas, é claro) um bom frango assado, peixes e carne bovina. Só não gostava, de verdade, de carne de porco.

Entretanto, Antes do senhor Watson, todo mundo comia carne numa boa, inclusive Jesus Cristo que, com seus discípulos andando pelos desertos do oriente médio, supostamente teria que caçar roedores, repteis e insetos pra comer, como fazem até hoje os viajantes daquelas bandas. Se não fosse assim, morreriam de fome, pois na região não tem verdura nem fruta.

O próprio criador, lá no começo do mundo, deixou claro a sua preferência! Quando Caim lhe fez uma oferenda de cereais, legumes e verduras, Ele detestou! Não deu a mínima. Porém, quando Abel matou a melhor ovelha de seu rebanho e ofereceu a carne e "as gorduras dela", Deus ficou todo feliz (Gênesis,4.4)

Em outra ocasião, Deus prometeu ao seu povo, por meio de Moisés, o que há de melhor no mundo: uma terra onde mana leite e mel (Êxodo, 3.8)! Nada de lavouras, hortas e pomares!  

E não é só por esses aspectos doutrinários e religiosos. Vale observar que sem carne a humanidade provavelmente teria sido extinta há pelo menos 80.000 anos, como foi para outras cerca de 22 espécies de hominídeos.

Pois é! Você sabia que na face da terra existiram cerca de 22 espécies de pessoinhas parecidas com a gente, do mesmo gênero dos Primatas, mas apenas uma dessas espécies não foi extinta, o Homo Sapiens?

E sabe porque apenas o Homo Sapiens sobreviveu? Porque ele aprendeu a caçar! Isso mesmo! Ele matava bicho e comia, assim como sempre fizeram os felinos, os canídeos, os répteis, os anfíbios, os insetos, os moluscos, alguns macacos, quase todos os mamíferos e muitas espécies de peixes e aves. Ou seja, quase todos os animais da terra e até algumas plantas carnívoras.

O homo sapiens não foi diferente! Especialmente quando vieram as duas eras do gelo acabando com quase toda a vegetação há cerca de 30.000 e há 18.000 anos atrás; ele e essas outras espécies mais inteligentes se viraram e sobreviveram comendo uns aos outros.

Essa comilança é conhecida como cadeia alimentar, responsável pela existência da vida no planeta e que é resultado de uma estratégia intelectual cognitiva dos animais comedores de carne.

Por isso, hoje são mais de 7 bilhões de descendentes do homo sapiens espalhados por ai, criando e comendo os seus próprios bichos, vacas porcos galinhas, insetos, peixes, etc...

E sabe o que aconteceria se os 7 bilhões de homo sapiens resolvessem se tornar veganos?
A humanidade seria extinta rapidamente!
Isso mesmo! A subsistência de proteínas exclusivamente a partir das mínimas porções que absorveríamos dos vegetais exigiria uma área agrícola pelo menos 25 vezes maior do que a que existe hoje. E infelizmente o planeta não teria terra suficiente e nem comportaria tanta plantação com seus tratores, irrigação, caminhões transportando grãos e gastando petróleo!...

Sem falar da água! Onde arranjariam tanta água pra irrigar esse mundão de lavoura? E os agrotóxicos? Imagina uma quantidade de veneno 25 vezes maior sendo espalhada pelos campos, contraminando os rios, o lençol freático!

E com isso, o que aconteceria com os animais? Já parou pra pensar? Onde eles iriam viver e o que é que eles iriam comer?
Não iriam comer nada, pois não sobraria pra eles! Morreriam todos de fome, assim como toda a humanidade, depois de algum tempo.

Por isso é que não dá pra ser vegano de fato! Seria condenar todos os animais, todas as plantas, todos os seres humanos e toda a vida à extinção!

Ainda bem que o homo sapiens fez a opção correta: Ou seja, aprendeu a fazer uso das proteínas sintetizadas por meio do ciclo Krebbs e do processamento da Amilase (consulte uma boa bibliografia sobre bioquímica e nutrologia pra entender o que é isso). O organismo humano não processa essas coisas. Se processasse a gente poderia comer algodão, papel, madeira, grama, que são constituídos de uma fibra chamada celulose, na qual está concentrada cerca de 80% da energia vital do planeta.

Mas não adianta a gente comer isso, pois o nosso sistema digestivo não digere a celulose. O dos animais herbívoros, sim! Por isso esses animais concentram proteínas a uma taxa cerca de 16 vezes maior do que a quantidade que a gente consegue extrair dos vegetais que comemos.

E só assim, comendo essa proteína concentrada metabolizada pelos animais através do processamento da celulose, é que foi possível à humanidade desenvolver dois fatores vitais à sua própria sobrevivência:
1)          A capacidade de se obter proteína suficiente para sobreviver, proveniente da carne, dos ovos e do leite. Se não fosse assim, nós teríamos comido toda a cobertura vegetal do planeta há 20.000 anos atrás e mesmo assim teríamos morrido de inanição pois, como se diz lá em Minas Gerais, capim é um trem que não sustenta;
2)          O desenvolvimento do Encéfalo, uma parte essencial do cérebro que sustenta a inteligência humana, que só foi possível através da alta concentração proteica na alimentação.

Nem precisa perguntar sobre o quê os 7 bilhões de pessoas iriam usar pra vestir pra se proteger do frio e da chuva, pra calçar os pés, pra fazer sua higiene, etc, sem lã, sem couro, sem as gordura e enzimas extraídas dos animais pra fabricar sabonetes, pastas de dentes, detergentes, perfumes e desinfetantes!

Então, veja bem que pra ser vegano de verdade não pode vestir casaco de couro, nem gorro de lã, nem calçar tênis de couro! Mas também não pode tomar banho, nem escovar os dentes, nem lavar a roupa, nem a louça da pia, tampouco passar perfume, pois os produtos usados são fabricados a partir da morte dos bichinhos!
Comer chocolate, sanduíche de alface e tomate, tomar sorvete, nem pensar, pois tudo depende da lactose e do leite que é roubado dos bezerrinhos.
Sem falar das vacinas e remédios que são produzidos por meio processos de incubação na proteína do ovo, nas enzimas estomacais dos ruminantes, na lactose e no soro sanguíneo de coelhos, depois são testadas em cobaias e ratos. Iam acabar e as epidemias tomariam conta do mundo!

Há outro aspecto que os veganos omitem, mas que não dá pra esquecer. Imaginemos uma hipótese - por mais absurda e insana que seja - na qual a população do mundo se convencesse de que essa ideia é boa e, daí, não abatesse mais nenhum animal. Sabe o que aconteceria? A bicharada proliferaria em escala geométrica e em questão de meses não haveria ração nem pastagem, tampouco espaço suficiente na terra para as vaquinhas, os porquinhos, os carneirinhos, etc.

Daí, eles começariam a invadir as cidades e os jardins, engarrafar o trânsito e encher as ruas de cocô! Logo logo começariam a morrer de fome e as suas carcaças fedidas iriam se espalhar pelas ruas, diante das suas casas. E isso não é tudo: a proliferação dos animaizinhos provocaria um aumento explosivo de gás metano que destruiria a camada de ozônio e... nem precisa contar o resto, né! 

Isso pode até parecer terrorismo psicológico. Mas, de fato, não dá pra pregar o veganismo míope e irresponsável, querendo deixar os pepinos e as batatas quentes nas mãos dos outros. Há que se pensar pragmaticamente e com responsabilidade, avaliando as consequências das nossas próprias ideias.
Ser vegano pode parecer chique, moderno e chamar atenção das pessoas para si. Mas será que é uma ideia sensata?

Saiba mais:

1) A recomendação mais atual da FAO/OMS (Relatório JOINT FAO/WHO "AD HOC" EXPERT COMMITTEE ON ENERGY AND PROTEIN REQUIREMENTS, Geneva, World Health Organization, 1973) aumentou a quantidade necessária de proteína diária de 0,57 g/kg para 0,70 g/kg de peso.
Além disso, recomenda textualmente:

"As proteínas são constituintes INDISPENSÁVEIS ao protoplasma vivo, pois participam de TODOS os processos vitais.

"Das proteínas provêm os aminoácidos necessários tanto para a síntese protéica, que leva à formação de novos tecidos, quanto para a recuperação das proteínas que foram catabolizadas."

"Os aminoácidos não sintetizados pelo organismo (aqueles que a gente precisa ingerir) são chamados AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS, pois o organismo não se sustenta sem eles. São em numero de oito: Leucina, Isoleucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina".
"As proteínas do ovo e do leite, além das carnes, fornecem o maior conteúdo de aminoácidos essenciais.

2) A ANVISA apresentou esse teor recomendado pela FAO por meio da Consulta Pública nr. 80, de 17/12/2004, anexando a tabela de referência nutricional da FAO, na qual se deduz (veja legenda do rodapé):
Peso médio do homem adulto brasileiro = 71 kg
Necessidade mínima de proteína diária = 0,70 g por kg de peso (antes de 2004 era considerado 0,57 g por kg)
Isso dá uma média de 50 g por dia.

3) Animais herbívoros, especialmente os ruminantes (bovinos, ovinos, etc...) possuem um sistema digestivo diferente, capaz de processar a celulose e extrair dela as proteínas e carboidratos de que necessitam.
Ao contrário, o sistema digestivo humano não processa a celulose.

4) O organismo humano também digere proteínas vegetais, chamadas proteínas secundárias. Entretanto, essas proteínas só podem ser metabolizadas completamente se forem complementadas com aminoácidos essenciais (de origem animal).
As proteínas secundárias são encontradas basicamente nas leguminosas (feijão, fava, grão de bico, ervilha, lentilha...), castanhas, sementes, etc...


Alimentos que parecem vegetarianos mas não são:



A rigor, no Brasil, praticamente todos os produtos vegetais consumidos no mercado interno são produzidos à custa do emprego de animais nas fazendas, seja na tração animal (arados, carros de boi, carroças, gradeadeiras, carpideiras, engenhos, etc...), seja no transporte pessoal (cavalos, bois e búfalos de monta).
Isso porque cerca de 85% da produção agrícola no Brasil vem da agricultura pequena, média ou familiar que, sabidamente, não dispõe de tratores, caminhões nem automóveis de passeio e, por isso, só conseguem trabalhar à custa do sofrimento dos animais domesticados, mantidos nas propriedades.
E, quem conhece sabe muito bem que não há nenhuma tradição de bons tratos a animais nas regiões rurais brasileiras. Infelizmente, reina o chicote e o ferrão de aço.
Contudo, ainda que estes aspectos não sejam relevantes, pois o mau trato aos animais está distante e talvez não nos sensibilizem, ainda há que se considerar que muitas vezes se come animais por desconhecimento. Veja, por exemplo, os seguintes alimentos:
1)   Açúcar branco (cristal ou refinado): O processo de clareamento, conhecido como “carbonização natural”, consiste na mistura de ossos de vaca carbonizados. O açúcar original, antes dessa carbonização é marrom, quase negro. Ressalte-se que açúcar mascavado e de confeiteiro e também podem conter esse elemento.
2)   Suco de laranja: Para serem comercializados, os sucos de laranja têm a adição de Ômega-3, retirado de anchovas, sardinhas e tilápias. Além disso, a vitamina D adicionada vem da lanolina, retirada da lã de ovelha.
3)   Baunilha: sorvetes, biscoitos e tudo o que traz o “sabor natural” de Baunilha, na verdade é constituído de um líquido perfumado de cor marrom retirado de uma glândula no rabo do castor.
4)   Feijão: A maioria dos restaurantes cozinham o feijão com banha de porco, e como forma de assegurar sabor mais agradável e textura mais consistente.
5)   Banana: Essa fruta deve ser colhida antes de amadurecer, senão desmancharia no transporte. E a única forma de se conseguir a maturação saudável, protegida da ação de fungos, é borrifando um produto chamado quitosana, extraído de caranguejos e camarões.
6)   Pães e biscoitos à base de Bagel: Além de leite, ovos e manteiga, praticamente todos os pães e biscoitos levam este fermento em suas receitas, o qual é produzido a partir de uma enzima conhecida como L. cisteína retirada das asas de galinha ou pato, quando não é feita de cabelo humano.
7)   Doces, balas, chicletes, sorvetes, gelatinas, massas colridas e demais iguarias de cor predominante vermelha: O corante Red Natural #4 (também conhecido como Carmin), usado para dar a cor a estes alimentos é produzido a partir do besouro Cochonilha esmagado. Tritura-se a fêmea desse besouro, que possui uma glândula cheia de ácido carmínico e adiciona esse “caldo” aos alimentos.
8)   Cerveja ou Vinho: Os sabores com notas de groselha, baunilha sentidos em algumas dessas bebidas, provém do processo de clareamento feito à base do colágeno obtido na bexiga de alguns peixes, em especial o esturjão.
9)   Batata chips: são produzidas em processo de fritura industrial na gordura de frango.
10)       Amendoins salgados: A textura e a aderência do sal são conseguidos através da adição de colágeno obtido na trituração de ossos dos pés e tecidos conjuntivos de porco ou vaca.
11)       Margarina Vegetal e Gelatina: São constituídas essencialmente do mesmo colágeno obtido na trituração de ossos dos pés e tecidos conjuntivos de porco ou vaca.

Outros Produtos que parecem vegetarianos mas não são:

Produtos processados a partir de derivados da LACTOSE
Açúcar do Leite)
1) Do Ácido Lactobiônico:
a) detergentes de louças e sabão em pó para uso doméstico;
b) fluidos conservantes de órgãos transplantados;
c) medicamentos com ação de vetorização (que agem diretamente nas células, tecidos ou órgãos;
d) quitosana hidrossolúvel (medicação para tratamento do fígado);
e) fosfato nutricional (suplementos);
f) cosméticos dermatológicos, com ação hidratante, antienvelhecimento, anti-fotoenvelhecimento ou rejuvenescedora;
g) produtos antiacneicos (contra espinhas), pomadas e medicamentos cicatrizantes.

2) Do Lactitol:
a) Adoçante dietético edulcorante;
b) chicletes, biscoitos, bolos, produtos forneados e produtos lácteos de baixo teor calórico;
c) produtos dentais para tratamento preventivos de cáries, para assepsia e desodorantes bucais;
d) medicamentos e produtos dietéticos que agem pelo aumento da bifidobacterias ativas no colón intestinal, destinados à cura de diversas doenças do intestino;
e) fármacos e produtos medicinais laxantes osmóticos.
3) Da Lactases:
a) Medicamentos e produtos laticínios destinados a controlar os resíduos nocivos de outros alimentos no trato intestinal, na cura de intolerância alimentar;

4) Do Acido láctico:
a) farinhas para bolos e pães que contém acidulantes, reguladores de acidez, umectantes e antioxidantes;
b) bebidas (cerveja, vinho, sucos de frutas);
c) alimentos em conservas (azeitonas, palmito, repolho, pepino, etc...);
d) descontaminante e conservante em utensílios de cozinhas industriais destinado a reduzir a infecção por Salmonella e a contaminação por E. coli, dentre outros;
d) cosméticos de ação hidratante e regulador de pH, assim como produtos destinados ao clareamento e hidratação da pele, além da atividade antimicrobiana;
e) emulsificantes e estabilizantes em produtos de higiene pessoal;
f) tecidos de coloração intensa, curtidos e tingidos à base de ácido lacteo.

6) Do Polilactatos (PLA)
a) embalagens de plástico biodegradável, reciclável, bioabsorvível e compostável, transparente, assim como para demais polímeros que exijam capacidade de biocompatibilidade;
b) fibras e têxtil sintéticos;
c) tecidos e implantes ósseos e fios de sutura médica com capacidade bioabsorvível;
d) polímeros biodegradáveis usados na indústria eletrônica.


...

Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, Diplomado da Escola Superior de Guerra, M∴M∴, Escritor, Músico Amador, Meio-Maratonista, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia.





11 comentários:

Alessandro Bruno disse...

Muito bom o artigo, só faltou mencionar a Integração Lavoura Pecuária, que é a melhor forma de produzir alimentos em grande escala e alimentar uma população de bilhões de homo sapiens. A Agricultura de monocultura precisa de adubos químicos que acabam com o solo e necessita de toneladas de venenos que são vão parar nos lençóis freáticos e nos rios, matando muitos animais além das pragas.

Veja alguns artigos científicos sobre esse assunto:

http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v32n6/v32n6a20.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v31n5/a28v31n5.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v25n3/21.pdf

Thiago disse...

No meu canal do youtube eu dou argumentos onde mostro dados e porque é relevante esse discussão sobre exploração animal. Se vc estiver disposto a analisar os varios dados sobre os problemas ambientais, sociais e éticos da exploração animal. Dá uma olhada lá. Pode te fazer pensar seriamente em mudar de opinião.

https://www.youtube.com/user/animadruga/videos

Thiago disse...

O Alessandro Bruno costuma criticar a agricultura convencional para promover esses sistema de lavoura-pecuaria. Queria ver ele criticar a permacultura e o rodizio de plantação dizendo que é um sistema pior que o que ele defende.

Alessandro Bruno disse...

Thiago, eu pesquisei sobre essa permacultura mas, sinto muito, não levo a sério comunidades hippies, alternativas, holísticas, comunismo libertário etc e nem nada derivado desses sistemas. Por pior que seja o capitalista, na minha opinião, é o único sistema que realmente funciona e gera a riqueza necessária para que as economias não entrem em colapso e todo mundo vire miserável.

Thiago disse...

A permacultura é um modelo de produção de alimentos. Se hippies usam esse modelo e vc quer criticar o modelo porque hippies usam, isso é praticamente um ad hominem. Faça criticas ao modelo, e não para quem o usa.
Aproveitar os recursos naturais sem os destruir é o que devemos buscar fazer. E a permacultura minimiza imensamente os impactos ambientais.

Alessandro Bruno disse...

Cara, você viu o conceito?

"A permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis"

Isso só existe no mundo de unicórnios de quem acredita em sociedades alternativas! Sabe, eu estudei o veganismo porque já pensei em ser vegan, mas como penso fora da caixa, procurei informações em fontes não veganas que validassem as informações que vocês passam, e descobri que muita coisa é ilusão! O veganismo não é nada mais que um nicho de mercado, que troca produtos de origem animal por outra origem (geralmente de vegetal) que acaba matando animais da mesma forma, só que indiretamente para que os consumidores fiquem com a consciência tranquila achando que não matam animais para viver!

Você já deve ter visto o exemplo do mel, que eu usei em um comentário no Veganismo Desmascarado. Outro bom exemplo, trocar uma linha feita de tripa de boi (que inclusive é mais ecológico porque é biodegradável) por uma similar feito de nylon, que é derivado do petróleo - você deve saber que a indústria do petróleo não é nada amiga dos animais.

Outra coisa que eu achei absurda, até tentei dialogar porque foi na época que estudava sobre o veganismo, foi o Fábio Chaves do portal Vista-se criticando e chamando pro Boicote a Sococo, fabricante de leite de coco, porque usa burros pra carregar os cocos! Na própria página que denuncia ele esclarece que os burros são bem tratados, cumpre a mesma jornada que o tropeiro que faz até curso pra aprender a tratar bem o animal. Ora, se a empresa deixar de usar os burros vai precisar de tratores, sabe o impacto que isso causaria? Deste a fabricação de cada peça de metal do trator (garimpos são muito poluentes), dos pneus (petróleo de novo) até o combustível queimado, prejudica muito mais os animais que o simples ato de empregar eles. Eu questionei isso é o próprio Fábio Chaves usou uma falsa analogia, falando pra usar crianças humanas no lugar dos burros. Tentei argumentar de novo, mas só fui desprezado e chamado de cruel por apoiar a "escravidão" dos pobres burros!

Os comentários foram retirados, não sei porque, mas a "reportagem" ainda está disponível no link abaixo:

https://vista-se.com.br/maior-fabricante-de-derivados-de-coco-do-mundo-explora-animais-para-produzir-seus-produtos/

Agora você vem me falar em ad hominem? Uma crítica ao modelo? Mesmo se em escala "humana ambientalmente sustentável" for possível produzir a mesma quantidade de alimentos por metro quadrado que a agricultura tradicional com fertilizantes e adubos químicos (o que eu duvido), não é viável no mundo capitalista em que vivemos, nenhuma empresa do porte da Monsanto vai se interessar por esse sistema, e pessoas comuns não dispõe de tempo/interesse/conhecimento técnico de plantar sua própria comida!

Thiago disse...

A tá.. certamente eu comprar uma vagina artificial causa o mesmo dano aos animais do que eu ir em um bordel zoofilo, logo tanto faz eu estuprar um animal quanto comprar tal vagina artificial.


Não existe jumento bem tratado quando ele serve interesses alheios. Eles tem interesses próprios. É tortura submeter os animais a padrões estranhos a natureza de sua mente. Os animais não devem ser agredidos, usados para o nosso bel prazer.


Matar cães de rua, cães de canis, é muito mais vantajoso do ponto de vista de diminuição de resíduos do que mantê-los vivos. Remédios, ração, produtos para cães, cocô e xixi... qual a vantagem, do ponto de vista ambiental, em salvar cães e gatos abandonados? Ainda assim, é melhor salvar cães do que matá-los. Nesse caso, há um conflito claro entre ética e meio ambiente, e a ética vence. Deficientes mentais são "um prejuízo", já que só geram resíduos e nada contribuem. Mas o ético é não matá-los, independente se geram ou não mais impacto ambiental.

Produtos de origem animal são anti-éticos e não há salvação quanto a isso.


Só faltou ter perguntado pro Fabio por que ele não apoia matar cães e gatos. Ou então serem usados ao invés de se comprar vaginas artificiais, pois usar esses animais causam menos impacto.

Apoiar o sistema falido do capitalismo não ajuda no seu argumento. Só piora.

Pedro Conrado disse...

O gás do seu fogão é muito ético...
O carro em que você anda é mais ético ainda...
Vegano gosta mesmo é de tapar o sol com peneira.
Hipocrisia vegana não tem limites.

Alessandro Bruno disse...

"A tá.. certamente eu comprar uma vagina artificial causa o mesmo dano aos animais do que eu ir em um bordel zoofilo, logo tanto faz eu estuprar um animal quanto comprar tal vagina artificial."

WTF? O que isso tem a ver com uma discussão sobre alimentação? De qualquer forma é um problema fácil de resolver: sexo consensual com uma mulher humana, se não tiver esposa/namorada/ficante vai em um bordel humano.


"Não existe jumento bem tratado quando ele serve interesses alheios. Eles tem interesses próprios. É tortura submeter os animais a padrões estranhos a natureza de sua mente."

Isso a sua reli... ops, filosofia que prega. Eu já digo que os animais não conhecem o conceito de liberdade porque não pensam filosoficamente, assim se as suas necessidades básicas são atendidas (comida, água, abrigo e integridade física) não há maus tratos.

"Os animais não devem ser agredidos, usados para o nosso bel prazer."

A menos que o seu bel prazer seja um smartphone, ou andar de carro, ou comprar uma smart TV de plasma... Ou vegano não compra nada disso?


"Matar cães de rua, cães de canis, é muito mais vantajoso do ponto de vista de diminuição de resíduos do que mantê-los vivos. Remédios, ração, produtos para cães, cocô e xixi... qual a vantagem, do ponto de vista ambiental, em salvar cães e gatos abandonados?"

E por isso que o CDZ sacrifica cães que não são adotados em um certo período, e eu concordo com isso.

"Ainda assim, é melhor salvar cães do que matá-los. Nesse caso, há um conflito claro entre ética e meio ambiente, e a ética vence. Produtos de origem animal são anti-éticos e não há salvação quanto a isso."

De novo, sua filosofia que diz isso. Minha visão de mundo diz que os humanos vem primeiro.

"Deficientes mentais são "um prejuízo", já que só geram resíduos e nada contribuem. Mas o ético é não matá-los, independente se geram ou não mais impacto ambiental."

Eles tem um tutor que cuida deles, e muitas vezes o amam. Agora, um animal abandonado não tem nenhum humano interessado na vida dele e que se responsabiliza por sua conduta.

"Apoiar o sistema falido do capitalismo não ajuda no seu argumento. Só piora."

1. Então, só pode ser vegano quem é contra o capitalismo?

2. Engraçado, os países que eu vejo falido são os que foram socialistas, a China é uma potência porque é de economia capitalista, só é comunista no nome. Até Cuba já está abrindo as pernas pro capitalismo.

3. Apoiar o sistema falido do SOCIALISMO não ajuda no seu argumento. Só piora.

Μασcισ Αζmειδα disse...

Quero agradecer muitíssimo aos comentários acostados à essa matéria, os quais serviram para enriquecer extraordinariamente a minha postagem!
Peço desculpas por não ter interagido e também por não ter manifestado meus agradecimentos tempestivamente. Mas é que passei por um período meio atribulado, incluindo viagens, etc..
Agradecimento em especial ao Thiago e ao Alessandro Bruno.
Oportunamente, após reler com mais atenção as ricas ponderações de vocês, volto a me manifestar.
Abraço.
Marcio Almeida.

Anônimo disse...

Olá, Márcio.
Embora, provavelmente, tenha sido importante comer outros animais para a sobrevivência da espécie humana numa época de grande escassez, isso não é imperativo hoje, visto que não estamos na era do gelo.
Não é necessária tanta comida quanto você supõe para suprir as necessidades diárias de proteínas, além de todos os aminoácidos essenciais poderem ser obtidos de uma dieta estritamente vegetariana (leia aqui os esclarecimentos do Dr. Eric Slywitch: http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13:proteinas&catid=49&Itemid=141). Assim, dificilmente será verdade que precisaríamos de uma área agrícola 25 vezes maior que de hoje. Em contrapartida, é logicamente necessário mais terra para obter proteínas de origem animal do que de origem vegetal, pois além do espaço necessário ao gado, a engorda destes animais é feita com rações produzidas com grãos que ocupam grandes quantidades de terra (a soja exportada das grandes plantações no Brasil não vai virar tofu, a maior parte vira ração) e não há uma relação direta entra a quantidade de proteínas e calorias fornecidas ao gado e a quantidade destes nutrientes obtidas na carne.
Quanto à hipótese de todos virarem veganos ao mesmo tempo... ela é absurda e insana, como você mesmo disse.
Para todos os produtos que você cita já existem alternativas que não utilizam ingredientes de origem animal (achei engraçado você citar casacos de lã, eu nunca tive um de lã verdadeira). As tabelas postadas, de alimentos e produtos que contém ingredientes de origem animal são muito úteis. Esses produtos serão substituídos ou deixaram de ser usados à medida do possível. Pois é disso que se trata o veganismo: "...excluir, na medida do POSSÍVEL e PRATICÁVEL, todas as formas de exploração e crueldade com animais..."(definição da Vegan Society). O fato de não ser possível abolir hoje o uso de todo e qualquer produto derivado da exploração animal não invalida o propósito vegano (e de forma alguma valida a continuidade da exploração onde já houver alternativa). A medida que houver a demanda por produtos veganos, alternativas e novas tecnologias serão buscadas, é o que ocorre hoje e continuará acontecendo (por ex: hoje já é possível extrair vitamina D3 de fungos, antes toda vitamina D3 do mercado era extraída da lã de ovelhas).