sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A topologia dos engarrafamentos de trânsito.


         EM ÔNIBUS:
  • Cada ônibus transporta confortavelmente e com segurança, no mínimo, 72 passageiros.
  • Este veículo trafegando por uma via de velocidade média de 50 km/h requer 24 metros lineares de pista (10 metros do próprio ônibus mais 14 metros de distância entre veículos).

        EM AUTOMÓVEIS:
  • Esses mesmos 72 passageiros ocupariam cerca de 60 veículos particulares.
  • Cada um desses veículos necessitam de 16,7 metros de pista para trafegarem a 50 km/h (2,7 metros do próprio carro mais 14 metros de distância entre veículos), o que totalizaria um quilômetro, ou seja, 1.000 metros lineares de pista ocupada.
CONCLUSÃO:
De ônibus o índice de ocupação das vias urbanas de tráfego seria 42 vezes menor!
Assim, os incríveis 100 km de engarrafamento registrados freqüentemente em São Paulo se reduziriam a meros 2,3 km que, considerando-se o efeito fluidez (carro que já passou não provoca retenção), certamente seria zero.






Veja também:Faixas Exclusivas de ônibus: A Segregação Burra.

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