quinta-feira, 29 de junho de 2017

Curcumina - Resumo

PRINCIPAIS APLICAÇÕES MEDICINAIS DA CURCUMINA
1) Na prevenção e combate dos processos inflamatórios: Evita e controla infartos, AVC, Câncer, Síndrome Metabólica, Alzheimer e várias outras de origem inflamatópria e de natureza degenerativa.
2) Redução do risco de doenças cardiovasculares: Previne e combate as inflamações do endotélio (revestimento interno dos vasos sanguíneos), evitando o acúmulo de placas de gorduras e regulando a pressão arterial.
3) Intensificação das funções neurológicas, cognitivas e de raciocínio e redução do risco de doenças do sistema nervoso: Aumenta a produção de neurônios e amplia as conexões entre os mesmos, aumentando a capacidade cerebral e de memória. Aumentando a produção de Dopamina e Serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e de bem estar, faz crescer a motivação e reduz a ansiedade. Com isso, previne e combate a depressão e a tristeza. Uma experiência com sessenta pacientes com Depressão intensa demonstrou que a ingestão de Curcumina obteve os mesmos resultados do Prozac, sem nenhum efeito colateral e com resultados mais prolongados.
5) Prevenção e tratamento de Câncer: Estudos comprovaram que a Curcumina reduz a angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores) e as metástases (disseminação de câncer), bem como contribuir para a morte de células cancerosas, reduzindo estatisticamente a incidência e o número de lesões cancerígenas em pelo menos 40% dos casos testados.
6) Ação antioxidante: O envelhecimento das células do corpo em decorrência da ação dos “radicais livres” é reduzido pela ação da Curcumina, quando esta bloqueia as moléculas nocivas e estimula a produção das enzimas do próprio corpo, melhorando os mecanismos anti envelhecimento naturais do organismo.
7) Artrite: Todos os tipos de artrite são suscetíveis aos efeitos anti inflamatórios da Curcumina, com resultados mais eficazes do que as medicações convencionais.
8) Prevenção e tratamento de Alzheimer: Alzheimer não tem cura. Mas a sua prevenção é possível, evitando-se a inflamação e a consequente degeneração do sistema nervoso. A Curcumina comprovou efeitos consistentes, tanto nos processos inflamatórios, quanto no dano oxidativo.
9) Desconfortos do Sistema Digestivo: A ação da Curcumina estimulando o funcionamento de algumas glândulas e do sistema linfático ocasiona o aumento da produção de Bilis pelo Fígado, prevenindo e aliviando náuseas, indisposição estomacal e flatulências, dentre outros desconfortos do processo digestivo.
10) Afecções da pele: As propriedades antissépticas e antibacterianas da Curcumina funcionam como desinfetante na assepsia de regiões da pele afetadas por eczemas, coceiras, queimadura e ferimentos em geral. Adicionalmente, o efeito cicatrizante restaura os tecidos e propicia alívio definitivo.
11) Diabetes tipo 2: Um estudo publicado no Jornal Diabetes e concluiu que a curcumina pode ajudar na prevenção de diabete, reduzindo em 16,4% a incidência da doença entre as pessoas que ingeriram a curcumina.
Como fazer uso da Curcumina:
Recomenda-se, em média, de 15 a 50 mg de Curcumina (essência ativa pura). Essa quantidade equivale de 500 a 1.500 mg de Açafrão em pó, tomados diariamente, o que se torna-impraticável, apenas usando o Açafrão como condimento nas refeições. Logo, é mais conveniente fazer a suplementação, tomando de uma a até três cápsulas de 500 mg de Açafrão ao dia ou ingerindo à parte (cada colherinha de chá contém aproximadamente 1.500 mg). Em casos de tratamento de doenças já instaladas, recomenda-se orientação médica, a fim de aumentar substancialmente a dosagem.
A absorção da Curcumina pelo organismo é de baixa eficiência. No entanto, estudos demonstraram que a associação com a Piperina pode aumentar em até 20 vezes essa eficiência. Por isso, recomenda-se associar de 30 a 50 mg de Pimenta do Reino moída, que também pode ser manipulado em cápsulas. Registre-se que a Piperina potencializa também a absorção das Vitaminas A, B6, C, além do Selênio e da Coenzima-Q10.

Nenhum comentário: