sábado, 30 de setembro de 2017

Higiene e relacionamentos

Uma pesquisa realizada na Inglaterra pela Warner Brothers, revela que o desleixo com a higiene pessoal, especialmente em relação à higiene íntima, é a quarta maior causa de términos de relacionamentos, perdendo apenas para Ganho Excessivo de Peso (1ª), Avareza (2ª) e Incompatibilidades de Gênios e de Rotinas (3ª).
Mulheres também dão motivo ao desencanto de parceiros por causa da higiene íntima inadequada ou desleixo, mas os homens são a grande maioria. A maior surpresa desse resultado ficou por conta da quantidade de reclamações, a maioria delas, pela falta de higiene dos homens após fazerem suas necessidades fisiológicas, superando os clássicos protestos por falta de banho e de escovação de dentes.
Seja por preconceito, por desinformação ou por ignorância, a verdade é que é muito raro entre os homens o hábito de se lavarem após defecarem. No máximo usam um papel higiênico, cujo efeito, em termos de higiene, é quase nada, pois apenas retira os pedaços maiores de fezes, espalhando a parte residual pela região anal. Obviamente, essa área permanecerá exalando cheiro de fezes, até que esse cara tome um banho de verdade, com água e sabão. Enquanto isso, seu próprio olfato se acostumará com esse cheiro e ele sairá por aí exalando o odor fétido, sem se dar conta disso.
Os desconfortos sofridos pela parceira
Acontece que a esposa ou namorada é quem mais sofre com essa situação, pois é quem mais se aproxima, inclusive quando ele tira a roupa. Sem falar numa eventual relação sexual antes do banho, quando o odor, muitas vezes, toma conta do ambiente, sendo que o parceiro que o exala ignora, pois o seu olfato já está acostumado.
Outra situação extremamente desagradável é quando a esposa cuida de providenciar a lavação da cueca desse sujeito que, obviamente, estará impregnada de resíduos de fezes e muito malcheirosa.
Contudo, ao contrário da falta de banho e da escovação de dentes, tratar desse assunto nem sempre é fácil! É um tabu, muitas vezes intransponível para as esposas e namoradas. Por isso, depois de um certo tempo suportando tamanho desconforto, surge a aversão, o afastamento instintivo e, finalmente, a antipatia que sepulta de vez o relacionamento.
Os aspectos culturais e sociais
Certo é que, sem o uso de água e sabão, nenhuma pessoa sai limpa, após fazer suas necessidades. Independentemente de se esfregar papel ou qualquer coisa que o valha, a pele permanece impregnada de resíduos de fezes contaminadas de bactérias, que proliferam, alimentadas pelo suor, podendo acarretar riscos de doenças e, por consequência, o corpo e a roupa exalarão o mau cheiro característico.
O hábito de usar papel higiênico é um ato meramente ilusório, que não confere nenhuma higiene, especialmente por causa da porosidade da pele na região anal. Tente “limpar” com papel alguma outra parte da pele, acidentalmente suja de fezes e verá que não resolve nada! O mau cheiro permanecerá por dias a fio, enquanto não for lavado com água e sabão.
Todavia, não se pode dizer que apenas os homens têm sua higiene íntima inadequada. Mulheres que não fazem uso da ducha higiênica, seja após urinarem ou após a defecação, ficam ainda mais vulneráveis, não só pelo cheiro desagradável, mas também devido ao risco maior de contaminação.
Culturalmente o Brasil conta com um fator favorável nesse aspecto, pois é proporcionalmente o país onde mais se registra aparatos de higiene íntima. Nós somos o maior produtor e maior consumidor de duchas higiênicas íntimas, assim como no passado éramos os campeões de produção de bidês sanitários. Contudo, ainda estamos longe do ideal, pois é raríssimo um banheiro público com ducha higiênica, assim como ainda há muitas residências desprovidas desse dispositivo tão útil, além de pessoas que não adotam por falta de informação e até preconceito.
As reclamações e pedido de socorro delas
Portanto, note-se que preservar uma relação não requer tão somente manter o respeito, o diálogo, a amizade, a fidelidade, o romantismo e o bom humor. Há também que se cuidar da higiene pessoal, e a referida pesquisa revela que os homens, via de regra, não têm demonstrado muita habilidade nesse aspecto.
Por isso, constrangidas e sem coragem de abordar o assunto com seus próprios parceiros, mulheres de todo o mundo recorrem aos aconselhamentos dos chats online especializados. Vejam a seguir alguns exemplos postados na publicação do Jornal Buzzfeed:
"Okay. Então o meu marido está me broxando. Estamos casados há dois meses. O que eu devo fazer? O cheiro do sapato dele empesteia todo o quarto. Ele também veste cuecas brancas. Quando eu estava lavando as roupas todas as cuecas dele tinham manchas marrom. Achei nojento. Uma vez estávamos transando, comigo em cima dele, e depois que terminamos ele levantou e tinha uma mancha marrom onde a bunda dele estava na cama. Ah sim e uma vez eu entrei no banheiro e estava cheirando cocô. Eu tentei descobrir de onde o cheiro estava vindo… Então vi papel higiênico no lixo com vários pedaços de cocô. Então, tive certeza que ele não sabia pra que serve a duchinha higiênica! Tomei coragem e falei com ele, tentei explicar como usar. Ele ficou bravo e gritou comigo. Disse que um homem de verdade não mexe na bunda ou abre ela por nada. Homens não abrem as nádegas para limpar… nada pode entrar ali. O que precisa acontecer? Sugestões? Conselhos? Sem esculacho!" [NK – Baltimore – Maryland, USA]
"Eu (24 anos, mulher) descobri que meu namorado (26 anos, homem) nem sequer limpa a bunda. O que eu faço?
Eu tentei ensiná-lo como usar toalhinha umedecida ou, pelo menos, limpar a bunda, mas ele não parece ligar. Ele diz que lavar as nádegas e deixar a água com sabão escorrer por perto é suficiente, mas eu aprendi que lavar entre as nádegas com minha mãe quando era bem nova. É simplesmente nojento pensar que meu namorado está andando por aí o dia inteiro com cocô na bunda. Me diga, Reddit, eu devo terminar?" [ML – London, UK]
"Como eu [25 anos, mulher] faço meu namorado [22 anos, homem] entender que isso é nojento? Então a coisa é que eu e meu namorado temos padrões de limpeza completamente diferentes e têm coisas que eu acho totalmente nojentas que ele acha ok, e essa é uma delas: andamos muito por nossa casa pelados, e ele estava enrolado em um cobertor ontem, peidou nele e imediatamente foi ao banheiro. Eu percebi que havia umas manchinhas no lugar por onde a bunda dele estava… Então, sim, tinha um pouco de cocô ali. Achei engraçado mas também nojento o suficiente para não usarmos mais o cobertor até lavarmos, ele discordou, mas disse: ‘foda-se’ e deixou o cobertor de lado. 
Aí, hoje, depois de termos discutido isso um pouco mais a fundo e eu deixar claro que um cobertor cagado era nojento, eu o vi usando o cobertor de novo enquanto ele estava cozinhando para mim. Claro que eu senti nojo e disse que não iria comer alguma coisa feita por alguém enrolado em um cobertor com cocô, mas ele acha que não estou sendo justa." [CW – Fort Wayne, Indiana, USA] - reddit.com
"Meu namorado é uma pessoa maravilhosa e eu não tenho reclamações, exceto isto... Na semana passada, eu fiquei na casa dele por alguns dias. Em sua pilha de roupas, percebi que suas cuecas tinham várias manchas de fezes. (...) No meu último dia lá, havia uma mancha nos lençóis e ele não pareceu se preocupar muito sobre isso. Sua higiene é muito boa fora isso. Eu não sei se ele está se cagando na cama e na roupa ou não está se limpando direito. Eu sei que ele não usa se lavar depois que vai ao banheiro." [SL – Kansas City – Missouri, USA] – reddit.com
"... - todo dia as cuecas dele têm manchas marrons, às vezes pouco, às vezes MUITO, e quase sempre dá até para sentir o cheiro. A cadeira dele, a calça dele e mesmo ele durante o sexo tem um "cheiro de bunda" meio bolorento e distinto." [QT – Atlanta – Georgia – USA].
Resposta da conselheira do site reddit.com: “Homens, nós gostamos de vocês, às vezes até amamos vocês. E, por causa disso, queremos ter certeza de que sabem lavar suas bundas ou, pelo menos, limpar. Homem, não tenha medo da sua bunda. Mantenha-a limpa e trate ela com carinho. Use uma ducha! Não tenha medo de mexer entre as nádegas! Assim vocês vão poupar as suas amadas de conviverem com mau cheiro e de pensar que vocês andam cagados pelas ruas.
Fontes:

Nenhum comentário: