domingo, 21 de junho de 2015

Comer bem sem engordar - Síntese

1) Como saber quais alimentos engordam e quais não engordam? 

É simples! A alimentação humana é constituída de apenas três categorias de nutrientes: Amido (que engorda), Proteínas e Lipídios (que não engordam). Basta saber quais alimentos contêm cada nutriente e como ele funciona no organismo. Veja:  

 a) Amido (também conhecido como Açúcares ou Carboidratos):  
  • Presente essencialmente nos vegetais.  
  • Alimentos mais ricos em amido: Açúcares em geral, massas e derivados de cereais, frutas, legumes e verduras.  
  • O Amido é transformado em Glicose no processo digestivo. 
  • A Glicose é consumida pelo organismo como combustível para mover dos músculos, manter a temperatura do corpo, fazer funcionar o cérebro, o sistema nervoso e os demais sistemas metabólicos;  
  • A Glicose excedente é convertida em gordura corporal, portanto, engorda. 


       bProteínas 
      • Presentes principalmente nos alimentos de origem animal e também, em menor proporção, nas castanhas e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha). 
      • Alimentos mais ricos em proteínas: Ovo, leite, carne e todos os respectivos derivados, como queijos, manteiga, etc. Os vegetais e grãos também contém uma série de proteínas chamadas "não essenciais", que embora sejam importantes, têm função distinta no organismo humano e não propiciam nutrição suficiente. São melhor absorvidas pelo sistema digestivo dos animais, sobretudos os ruminantes. 
      • As Proteínas são transformadas em Aminoácidos no processo digestivo.  
      • Os Aminoácidos são usados como matéria prima na construção e restauração dos tecidos do corpo, tais como músculos, pele, cabelos, articulações, além de fluídos como esperma, mucos, leite materno e, também, para a fabricação de enzimas, hormônios e anticorpos essenciais ao funcionamento e à proteção imunológica do organismo.  
      • Aminoácidos excedentes podem servir para fornecer energia suplementar em caso de demanda do corpo por esforço ou em caso de carência de amido. O que sobrar será descartado. Portanto, não engordam 


           c) Lipídios: (óleos e gorduras):  
          • Óleos (ou gorduras insaturadas) provêm de vegetais, enquanto as gorduras saturadas vêm de fonte animal, em sua maioria.
            As gorduras saturadas são responsáveis pelo sabor agradável dos alimentos.  
             
          • Alimentos mais ricos em lipídeos: Óleos e gorduras em geral - sem distinção, como banha, manteiga, óleos de cozinha, assim como em castanhas, amêndoas, abacate, coco. 
          • Os Lipídios são transformados em Ácidos Graxos e Glicerol no processo digestivo. 
          • Os Ácidos Graxos e o Glicerol, juntamente com os Aminoácidos e com o colesterol, são usados na construção e restauração das estruturas celulares dos tecidos do corpo, tais como músculos, pele, cabelo. Também são matéria prima na sintetização de hormônios, enzimas reguladoras de processos químicos, biológicos e neurológicos e, também, na metabolização de vitaminas e sais minerais.  
          • Os Ácidos Graxos e o Glicerol excedentes são convertidos em suplemento de energia para o funcionamento do corpo, quando demandado por esforços ou para suprir a carência de amido. Por isso, não engordam 


             Leia mais Aqui (Referências bibliográficas):  

            Colaboraram:
            1) Doutor Erick Neves: Médico Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrologia;

            2) Samara Adriao de Oliveira: Enfermeira, pesquisadora em Nutrologia;
            3) Camila Vinhal;
            4) Alexandre Lameiras.

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