domingo, 21 de junho de 2015

Vitaminas e Minerais

O que são Vitaminas e Minerais 
  • Não se classificam como alimentos ou nutrientes, e sim como micronutrientes.   
  • As Vitaminas são enzimas e hormônios que viabilizam e catalisam os processos do nosso metabolismo, além de proteger o organismo contra doenças, sobretudo a vitaminas D3, vitamina C e vitamina A.  
  • As Vitaminas são obtidas a partir de uma vasta gama de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes. Também podem ser sintetizadas pelos músculos, quando em atividade de esforço, pelas glândulas, ou ainda pela ação da luz ultravioleta do sol sobre a pele.  
  • Os Minerais destinam-se a compor a estrutura de alguns tecidos, como os tecidos ósseos, além de participarem da constituição de enzimas, ácidos e aminoácidos e propiciar o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Ressalte-se que um dos minerais mais importantes, o sal de cozinha, nunca deve ser reduzido demasiadamente, sob risco de causar problemas neurológicos e até levar a óbito em determinadas situações. Todavia, convém evitar o sal refinado que libera sódio excessivo no organismo, podendo provocar hipertensão. Substitua-o pelo sal marinho natural, que contém mais de 80 sais minerais importantes. 
  • Os minerais têm como fontes principais as verduras, legumes e frutas.   



    Colaboraram:
    1) Doutor Erick Neves: Médico Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrologia;

    2) Samara Adriao de Oliveira: Enfermeira, pesquisadora em Nutrologia;
    3) Camila Vinhal;
    4) Alexandre Lameiras.

    ...

    Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, Diplomado da Escola Superior de Guerra, M∴M∴, Escritor, Músico Amador, Meio-Maratonista, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia.

    Nenhum comentário: